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Comunicação ativa: 5 dicas para encantar clientes

*Este texto tem como base o livro “Comunicação Ativa: Sucesso em lidar com pessoas”, de Jhon Ferreira de Souza. 

Comunicação é essencial para pessoas e negócios. Para tornar-se um comunicador melhor, você precisa investir em facilitar esse processo. Ou seja, em torná-lo mais simples para aqueles com quem você se comunica. Neste artigo, vamos conhecer a comunicação ativa e como ela pode ser um diferencial decisivo na sua vida. Inclusive, no momento de conquistar o cliente. Então, vamos lá? 

Cinco passos para a comunicação ativa

Como definição, o comunicador ativo é aquele que não espera que o outro tenha a iniciativa para falar. Mas, como colocar isso em prática? Siga as dicas: 

1º. Comece bem

Independentemente de você ser tímido ou confiante, todos precisamos sempre trabalhar a arte de conversar! Então, inicie a conversa. Demonstre interesse e esteja atento às respostas da outra pessoa. Observe e faça perguntas sobre o ponto de vista do seu interlocutor, para que a conversa não se limite apenas ao sim ou não. 

2º. Respeite as diferenças

Esteja sempre aberto para trocas. É indispensável, após ouvir os argumentos e pontos de vista da outra pessoa, respeitá-los. Isso impacta no vínculo que criamos, é uma forma de se conectar com o outro. Da mesma forma, tenha em mente que aceitar uma opinião é diferente de concordar com ela.

3º. Importe-se

Não dar importância para a pessoa e não estar presente no momento prejudicam a sua relação com as outras pessoas. Por isso, se você está conversando comigo, esteja comigo! Ou seja, se o telefone tocar, ou chegar aquela mensagem, não desvie o foco para esses estímulos. 

4º. Saiba falar e ouvir

É uma via de mão dupla. Então, aqui vai uma dica difícil nesse momento: priorize conversar pessoalmente! Essa dica é baseada no poder do olho no olho, na atenção ao gestual, mas vamos adaptá-la para ao cenário atual: quando for seguro para todos, priorize conversar pessoalmente, usando máscara e mantendo o distanciamento mínimo! Se não for possível, faça chamadas de voz, de vídeo, reinvente-se.

5º. Seja ousado

A dica aqui é confie em si mesmo, vá lá e faça! Não adianta buscar técnicas e não aplicá-las. A melhor maneira de se tornar um comunicador melhor é praticando. 

Comunicação ativa com o cliente

As dicas acima valem para a vida pessoal, mas também para o trabalho. Pense por um momento do ponto de vista do cliente: como você gostaria de ser recebido ao entrar na sua loja? Ou como gostaria que te atendessem em uma ligação? Pensou? Então, um exercício prático é iniciar essa conversa com o próximo cliente que você receber. Uma comunicação efetiva resulta em uma experiência positiva. A partir dela, a chance do seu cliente fidelizar com sua marca é maior. E cliente fidelizado traz mais clientes. Assim, lembre-se: um bom comunicador encanta, convence e vende. 

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