fbpx

5 dicas para desenvolver a inteligência emocional

O que é “inteligência emocional” para você? Neste artigo vamos entender o que está por trás desse conceito, como aplicá-lo na sua vida e como ele pode impactar no dia a dia de trabalho.

A definição técnica para emoção é: aquilo que sentimos quando nosso cérebro registra uma informação, ativa uma reação e com isso libera hormônios que vão provocar uma resposta automática, executada em uma fração de segundo.

Tendo isso em mente, o que é ser inteligente emocionalmente? É ser capaz de entender seus processos emocionais e saber como você pode agir e reagir melhor frente às emoções. Então, pronto(a), para desenvolver inteligência emocional? Veja as dicas. 

5 dicas para a inteligência emocional 

1 – Invista em autoconhecimento:

Procure identificar suas  emoções e dar um nome a elas – desconforto, medo, alegria. Além disso, lembre-se de mensurar as emoções que você sente. Ou seja, entenda quais emoções mais te afetam. 

2 – Saiba lidar com as emoções:

Busque sair da sua zona de conforto e lide com isso de modo a não deixar que a mudança tire seu chão. Almeje a manutenção do equilíbrio. Isto é, busque resolver as situações que te afetam ou incomodam. 

3 – Tenha automotivação:

Ou seja, tente transformar questões críticas e difíceis na sua vida em oportunidades. Procure não se abater com as pequenas dificuldades diárias.

4 – Perceba as emoções dos outros:

Esteja atento às pessoas ao seu redor, seja empático. Por exemplo, reflita sobre a melhor maneira de falar e se posicionar diante do outro antes de encarar uma conversa difícil.

5 –  Aprenda a lidar com as suas relações:

Em muitos dias você não se sentira motivado, mas não deixe que a paranoia tome conta. Desacelere, retome a consciência sobre as suas emoções. Lembre que o mesmo acontece com as pessoas que te cercam e, por isso, esteja pronto para apoiá-las.

Dica bônus: existem técnicas que podem te ajudar a controlar comportamentos e emoções. Uma delas, por exemplo, é a meditação. Já tentou alguma? Sempre é tempo de experimentar.

No trabalho

Para que as empresa tenham sucesso, cada vez mais elas tem prestado atenção na escolha das pessoas. Ou seja, não basta saber apenas que o candidato é competente para o cargo, que tem especializações, títulos ou experiência. Cada vez mais, as empresas buscam compreender como o futuro colaborador se relacionará com os demais integrantes da equipe. Elas avaliam se o candidato tem capacidade para tomar decisões práticas e eficazes. Ou, ainda, se irá se encaixar no grupo, pois os perfis afetivos e emocionais podem ser diferentes.

Então, lembre-se sempre que cada pessoa tem um jeito único, personalidade e identidade diferentes. A maneira como cada um de nós lida com as emoções, positivas ou não, é distinto. Procure se adaptar aos desafios que a sua empresa enfrenta.

Com dificuldades para se engajar no trabalho? Saiba mais sobre o “estado de flow”.

Acompanhe nossas redes sociais

Empresas

CARREIRAS

Rua Francisco Crosseti, 369 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes | Santa Maria/RS 

(55)3220-1350