fbpx

O que é um ERP?

O que, afinal, é um ERP? Enterprise Resource Planning, na sigla em inglês, é um sistema de gestão empresarial integrado. Ele pode ser acessado por todos os colaboradores e serve para a organização dos processos de uma empresa. Esse sistema, de modo prático, é um software que armazena os dados do Negócio e pode fazer o registro de todas as ações executadas na Empresa.

Você certamente já sentiu o impacto de um ERP na sua vida, mesmo sem saber. Já precisou ligar para uma empresa de telefonia para buscar informações sobre o cancelamento do contrato ou pedir desconto em um serviço já contratado? No momento que você ligou, seus dados deram acesso a seu cadastro no sistema. No mesmo instante, ele abriu um protocolo para registrar o atendimento e esse número foi enviado aos órgãos reguladores. Além disso, o atendente verificou possibilidades de desconto no sistema, alterou seu plano e fez o registro da mudança por ali. E, as informações sobre sua nova fatura, já com desconto, foram automaticamente encaminhadas ao setor financeiro da Empresa. 

Todas essas ações só aconteceram tão rapidamente porque o atendente da empresa com a qual você se relacionou provavelmente usava um ERP. 

Para que serve um ERP?

1º – Para executar e registrar todas as ações relacionadas ao funcionamento de sua Empresa 

Com o ERP, seu Negócio pode armazenar as informações do seu cadastro em um banco de dados unificado. Pode emitir documentos – como notas fiscais e contratos -, controlar vendas e pagamentos realizados, gerar o estoque e identificar quando adquirir novos materiais, entre outros pontos. As possibilidades de ações dentro de um ERP podem variar, mas a maioria dos ERPs no mercado vai dispor de “módulos”. Alguns exemplos de módulos são:

– Fiscal
– Financeiro
– Estoque ou Materiais
– CRM (venda)
– Atendimento (ou suporte) ao cliente

Mas esses não são os únicos módulos possíveis. Quanto maior a complexidade da empresa e a especificidade do produto ou serviço oferecido por ela, mais variadas serão as opções. 

Então, vamos ver um exemplo? O ERPVoalle atende especialmente ao segmento de provedores de internet. Essas empresas comercializam conexões de internet para clientes residenciais e empresariais. Assim, precisam realizar tarefas próprias do serviço ofertado, como: 

– verificar a viabilidade da conexão no endereço do futuro cliente
– agendar a visita do técnico para efetuar a ativação da conexão
– verificar a conexão do cliente quando ele entra em contato com o call-center da empresa e aponta um problema

Por isso, um ERP para provedores de internet oferece módulos que atendem a essas necessidades. Veja, por exemplo, as opções de módulos do ERPVoalle a que o administrador de um provedor de internet pode ter acesso:

módulos-erp-voalle-sistema-gestao-provedores


Muitas opções, não é? O mesmo vale, por exemplo, para um ERP que atenda a hospitais e clínicas de saúde, ou a escolas e universidades. Cada um desses locais realiza operações diárias diferentes e pode precisar de módulos distintos.

2º – Para produzir informação qualificada e estratégica que ajuda na gestão da sua Empresa

Afinal, por que o ERP é tão importante para a gestão de uma empresa? Com todas as informações armazenadas em um só lugar, o gestor consegue acessar relatórios e métricas mais qualificadas sobre o funcionamento do negócio. Em contrapartida, ele estará apto a identificar falhas e desafios de gestão e traçar um planejamento estratégico. 

Outra vantagem dos relatórios de um ERP é que eles podem trazer dados em tempo real. Isto porque, como o próprio sistema prevê, todos os processos da Empresa tem registro ali. Quantas horas um colaborador trabalhou no dia? Em que atividades ou projetos ele empregou esse tempo? Quantas vendas fez ou quantos clientes atendeu? Tudo isso é monitorado e fica armazenado no sistema. Você pode consultar quando quiser!

Quer mais conteúdo sobre tecnologia para a gestão de empresas? Então, nos siga nas redes sociais! Estamos no FacebookInstagram e Linkedin.

Acompanhe nossas redes sociais

Empresas

CARREIRAS

Rua Francisco Crosseti, 369 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes | Santa Maria/RS 

(55)3220-1350