fbpx

5 coisas que você precisa saber sobre o BI da Voalle

Business Intelligence (BI) – ou Inteligência de Negócio, em português – é uma estratégia que alia dados e tecnologia para fornecer conhecimento preciso sobre o que está acontecendo em cada setor de uma empresa. Com isso, o BI permite aos gestores, por exemplo, identificar riscos, oportunidades, prever comportamentos e tendências futuras para o negócio. E, com essas informações em mãos, tomar decisões mais assertivas. 

Quer um exemplo? Digamos que você tenha uma empresa de prestação de serviços, como um provedor de internet, e quer medir os resultados do seu time comercial. Com uma ferramenta de BI, você pode visualizar qual a taxa de conversão de vendas do time no último mês ou ano e descobrir quais vendedores convertem mais. Ali, você também vai visualizar o ticket médio das oportunidades convertidas, isto é, qual o valor médio em reais de cada conversão. E ainda pode ver quanto tempo se passa entre a venda e a ativação do serviço. Com essas informações – e muitas outras disponíveis nos painéis de BI – é hora de avaliar e decidir por novas estratégias de venda, reestruturar a equipe, agregar novos produtos e serviços para aumentar o ticket médio, entre outras ações. 

Mas, você pode estar se perguntando, o que são painéis? Um tipo de dashboard interativa, os painéis facilitam a visualização das informações, apresentando-as por meio de gráficos e números. Existem várias ferramentas de Business Intelligence que podem ajudar na construção desses dashboards. Aqui na Voalle, nossa equipe de especialistas usa o Power BI, eleito 12 vezes a melhor ferramenta analítica pelo Gartner Group

Então, que tal saber mais sobre a nossa solução de Business Intelligence? Separamos cinco fatos que ajudam a entender como essa estratégia funciona na prática.

5 coisas que você precisa saber sobre a solução Business Intelligence da Voalle



1. Os painéis de BI não são nativos do ERPVoalle

O BI envolve estruturas de dados mais complexas, que são cruzadas e complementadas, para gerar um conjunto de informações rico e capaz de proporcionar visões estratégicas importantes na hora de tomar decisões. Já um ERP, ainda que apresente relatórios e análises, não é pensado para lidar com esse nível de complexidade. Por natureza, portanto, o BI não é parte integrante dos sistemas de gestão, ainda que utilize dados do sistema em seus painéis. No caso do ERPVoalle, possuímos nove painéis, com visões padrões, integradas ao ERP. 

2. Existem três tipos de painéis no BI da Voalle

Nossos painéis estão divididos em operacionais, gerenciais e avançados. Os operacionais utilizam a ferramenta Grafana e apresentam dados em tempo real. Por isso, eles ajudam a identificar o que está acontecendo na empresa naquele momento. Por exemplo, quantos atendimentos estão em aberto? Quantas oportunidades seu comercial ganhou ou perdeu? Qual o saldo das suas contas bancárias e quantas contas a pagar vencem hoje?

Por outro lado, os painéis gerenciais, desenvolvidos com o Power BI, apresentam a visualização de dados em um período maior, como mês e ano. Com eles, você pode ver um panorama mais amplo, identificando tendências e prevendo comportamentos futuros. O papel deles é, principalmente, te ajudar a planejar e tomar decisões estratégicas. Já os painéis avançados trazem análises mais aprofundadas sobre temas de gestão específicos, como bloqueios,  análise de cobrança, detalhamento dos incidentes massivos e mais. Os painéis avançados estão disponíveis nos planos mensal e personalizado do BI da Voalle.

3. Clientes Voalle tem acesso painéis padrão de BI integrados ao ERPVoalle

Quem já usa nosso sistema de gestão agora tem acesso gratuito a seis painéis gerenciais e três operacionais, que possibilitam análises mais precisas a partir dos dados coletados nos módulos de CRM, Materiais, Service Desk, Faturamento, ISP Telecom e Financeiro. As informações disponíveis nesses painéis foram selecionadas pelos nossos especialistas, a partir do diagnóstico das necessidades mais comuns das empresas. E, agora, podem estão acessíveis em um único módulo do ERP, para que todo gestor tenha à mão as melhores informações sempre que precisar. 

4. As análises de BI podem combinar dados de diversas fontes 

Os painéis integrados ao ERP, disponíveis para todos os clientes do sistema, usam dados apenas do ERP. Mas, se você precisa de outros insights e mantém dados em outros canais – planilhas do Google Drive, Excel, outros bancos de dados ou mesmo dados públicos como população e renda do IBGE – pode optar por contratar um plano personalizado. Nessa modalidade, nossos especialistas farão um diagnóstico e disponibilizarão quantos dashboards você precisar, de acordo com as necessidades do seu Negócio. 

5. Os painéis passam por atualização automática

Todos os painéis gerenciais e avançados passam por atualização diariamente, sem necessidade de intervenção humana. Eles seguem o critério D-1 (dia anterior), como todas as ferramentas de BI padrão no mercado. A primeira atualização do dia ocorre entre 5h e 6h da manhã, para que você comece a manhã com informações precisas. Já os painéis operacionais, tem atualização quase que em tempo real, com base nas operações que seus colaboradores realizam no ERPVoalle. 

Ficou interessado? Então, clique aqui para falar com um de nossos consultores e tire todas as dúvidas sobre o projeto de Business Intelligence da Voalle. 

Acompanhe nossas redes sociais

Empresas

CARREIRAS

Rua Francisco Crosseti, 369 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes | Santa Maria/RS 

(55)3220-1350