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Liderança formal ou informal: que tipo de líder você é?

Muitas empresas hoje já possuem uma estrutura formal de distribuição de cargos e pessoas, conhecida como organograma corporativo. Um organograma serve para demonstrar a estrutura hierárquica entre níveis, separando grupos de trabalho e funções. Existem pelo menos três níveis dentro de um organograma. Você sabe quais são? E como as funções de liderança e tomada de decisão são distribuídas nessa estrutura? Consegue identificar que tipo de líder você é?

 A seguir, veremos como as lideranças – formais e informais – se encaixam em um organograma corporativo. Você se enxerga como uma liderança na sua empresa?

Quais os níveis hierárquicos em uma empresa?

Considerando o processo de tomada de decisões em qualquer organização, é possível dividir o organograma corporativo em três níveis: operacional, tático e estratégico. 

1– O nível operacional (ou técnico), compõem a base do organograma: são aquelas pessoas responsáveis pela execução do trabalho objeto da empresa. 

2 – Depois, aparece o nível tático inclui cargos e pessoas responsáveis pelo monitoramento e coordenação dos níveis abaixo e pelo fomento dos níveis acima. Ou seja, são pessoas que têm um certo grau de confiança da alta gestão.

3 – E, no topo hierárquico, existirá a alta gestão ou nível estratégico, composto pela diretoria, CEO’s e gerentes de área. Assim, eles são responsáveis pela tomada de decisão gerencial. 

Contudo, não pense que 100% das decisões cabem ao grupo do nível estratégico. Essas pessoas atuam diretamente nas decisões amplas, que irão afetar diversos setores e envolvem o futuro da organização devem passar por este grupo. Mas outros tipos de atividades requerem decisões nos níveis tático e operacional. 

Qual o melhor momento para se ausentar da sua estação de trabalho? Ou qual resposta dar àquele colegas ou cliente que te interroga? Mesmo essas pequenas decisões, tomadas em qualquer nível, têm consequências e podem gerar situações e eventos positivos ou negativos.

Líderes formais x informais: que tipo de líder você é?

Os líderes formais estão situados, na maiora dos casos, no nível tático: são coordenadores e/ou gestores instituídos, isto é, pessoas que receberam o seu título da alta gestão, e têm liberdade e autonomia para a tomada de decisão. Eles possuem certa autonomia para o desempenho de seus afazeres e também para a gestão das pessoas subordinadas. 

Na mesma empresa veremos pessoas que não ocupam cargos de confiança e que não gerem pessoas, mas que são constantemente acionadas pelos seus pares. Esses são os líderes informais. 

Assim, líderes informais são pessoas que têm o poder de comover e incentivar as pessoas próximas e também de tomar decisões, executar e se autogerenciar no desempenho de suas funções. Estas pessoas têm mais facilidade em elevar o espírito da equipe, tornando-a mais coesa e mais próxima. Mas uma equipe mais coesa não indica, necessariamente, uma equipe mais eficaz, e é nisso que a liderança formal precisa ficar atenta.

Líderes informais podem ainda ser pessoas técnicas ou especialistas. Ou seja, elas tem elevado conhecimento na execução de alguma atividade determinada, o que as torna referências.

Então, segundo essa definição, que tipo de líder você é? Um(a) líder formal ou informal? Separamos algumas dicas para a atuação de cada um desses profissionais. 

Líder formal, como você gerencia sua equipe?

Cabe à organização e, principalmente aos líderes formais, identificar, monitorar e se aproximar (sem exageros) dos líderes informais. Portanto, se você é um líder formal, tenha essas boas práticas em mente:

– conheça as suas equipes;
– saiba em que as pessoas se espelham;
– identifique quem é melhor em qual atividade;
– tenha clareza sobre o papel de cada pessoa na sua casa;
– monitore trabalhos realizados com excelência ou aquém do esperado;

Isso facilitará a sua delegação de poder, e fará com que você, a partir da identificação do desenvolvimento e do crescimento de outras pessoas, também cresça.

Líder informal, como você toma decisões no seu dia a dia?

Um líder informal pode contribuir (e muito) para a empresa desde que o mesmo esteja alinhado com os objetivos da empresa. Se ele estiver alinhado fará com que seus liderados estejam alinhados. Um líder desconexo da empresa, irá descarrilar as pessoas também com maior facilidade. 

Então, se você se encaixa no perfil de líder informal, esteja atento aos seguintes pontos:

– não tenha medo de tomar decisões;
– aplique o autogerenciamento;
– compartilhe conhecimento com os demais;
– auxilie seus pares, liberando o gestor/coordenador para funções gerenciais e estratégicas. 

Assim, na hora de tomar decisões, certifique-se de ter a quantidade de informações suficiente. Tenha em mente qual decisão sua empresa ou seu líder tomariam naquela situação. Nesses momentos, foque em tomar decisões no mínimo aproximadas ao que a organização espera. Que sejam decisões alinhadas com a cultura, com a identidade, e principalmente, moldadas ao planejamento estratégico da empresa. Para isso, participe, entenda, esteja consciente e seja assertivo.

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