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4 dicas para se comunicar melhor com as pessoas

Você já pensou sobre como se comunicar com as pessoas é essencial no seu dia a dia? E, sabia que essa vai ser uma das competências mais importantes para os profissionais do futuro? Estudos já demonstram uma tendência a automatizar atividades que não envolvem inteligência emocional e, com isso, cada vez mais vão sobrar para nós, humanos, as tarefas cognitivas. Justamente aquelas que exigem pensamento crítico, criatividade e, principalmente, habilidades de comunicação.


A comunicação é tanto a transmissão quanto o recebimento de uma informação. Mas, para ter sucesso profissional, é preciso mais do que isso. Especialização e aprofundamento na forma de se comunicar, de entender e interpretar são requisitos importantes para seu crescimento.


Então, vamos entender como se comunicar de forma clara e ativa? Veja as dicas que separamos.

1º- Pense sobre a sua postura como receptor

Você precisa se comunicar bem, tanto quanto precisa ouvir bem. Muitas pessoas procuram aprimorar sua postura na hora de falar, mas a hora de ouvir é tão importante quanto. Você está tendo o comportamento adequado quando ouve ao seu colega de trabalho? Faz contato visual quando alguém lhe pergunta algo? Costuma apenas ouvir ou concorda com a cabeça enquanto escuta uma apresentação? São essas pequenas ações que permitem ao seu colega identificar que você está prestando atenção nele.

2º – Valorize quem está falando

Ao término da fala de um colega ou amigo, é normal que você se insira na conversa, deixe uma opinião ou comentário. Nesses momentos, procure parafrasear ou fazer referência a algumas frases que acabou de ouvir. Assim, ficará claro que você de fato estava atento e entendeu o assunto. Em uma conversa simples, seja no âmbito pessoal, seja no âmbito profissional, o comportamento dos participantes pode ser determinante para o resultado final.

3º Tenha clareza quanto aos objetivos da conversa 

Você participa de diversos bate papos ou discussões ao longo de um dia. Todos eles surgem com a necessidade de solicitar, questionar ou transmitir algo. Por isso, ao iniciar uma conversa, tenha clareza sobre o objetivo dela. Se você for o transmissor, este trabalho fica mais evidente. Ou seja, você é a pessoa que está na posição de coordenar a conversa. Se for receptor, precisará entender e interpretar quais são os objetivos. Caso, ao longo da troca de informações, não fique claro o que o outro quer comunicar, questione até compreender.  

4º Foque nos resultados

Às vezes, ao longo de uma conversa, você vai lembrar de justificativas ou exemplos sobre o tema em discussão. Mas, antes de compartilhar esses relatos, avalie se eles irão ajudar os participantes a atingir o objetivo. Digamos que você converse com um colaborador buscando a resolução de um problema no processo de vendas da sua empresa. Situações já ocorridas no setor ou vivências pessoais podem ser ótimos exemplos, desde que tenham tido uma conclusão positiva. De nada adianta incluir na conversa algum outro momento que não teve um desfecho útil para o atual.

Tente sempre se expressar de maneira clara. Esteja aberto a ouvir as dúvidas de quem está ao seu redor e responder de forma a mostrar que você entendeu o que está acontecendo. Além disso, procure especializar-se nos temas de seu interesse. Porque conhecimento é fundamental para oferecer respostas melhores. Ao colocar essas dicas em prática, você estará preparado para ser hoje o profissional do amanhã.


A comunicação também é diferencial na hora de conquistar clientes. Você sabe o que é comunicação ativa? Entenda aqui. 

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