fbpx

English Tips #02 – Trabalho com desenvolvimento de apps. Como posso aprender inglês no dia a dia?

Esse é o segundo texto da série English Tips. Para acessar a primeira parte, clique aqui.

Desenvolvedor, saiba que independentemente de qual linguagem de programação você domine, existe uma fundamental para que você alcance o próximo nível na sua carreira profissional. Estamos falando de uma segunda língua,  o inglês.


Em minha jornada como desenvolvedor, passei por muitas situações onde o contato com outros idiomas, principalmente o inglês, foi essencial para que eu pudesse resolver diversos problemas. Por consequência, pude exercer com qualidade minhas tarefas e atividades profissionais, seja para realização de pesquisas em fóruns na internet ou para a estruturação de um projeto novo.


Por mais que seja possível desenvolver um código utilizando nosso idioma materno, o senso comum adotou o idioma inglês como padrão. Dessa forma, no decorrer da construção de seus projetos é extremamente recomendável que você adote como boa prática o uso da língua inglesa. Mas se você não possui o conhecimento da língua inglesa e já é desenvolvedor de softwares ou tem interesse em trabalhar nessa área não se preocupe. Muitos profissionais se encontram na mesma situação.


Até pouco tempo eu era um deles. Tinha muita dificuldade com a língua inglesa, principalmente em relação a comunicação com profissionais e membros das comunidades de desenvolvedores. Por isso, vou dar algumas dicas que foram muito úteis para mim no começo.  Assim, você poderá elevar o nível da sua carreira na área de desenvolvimento, já que o inglês lhe abrirá um horizonte de possibilidades.

1. Não sei nada. Estou perdido?

Mantenha a calma. Assim como uma nova linguagem de programação, a língua inglesa pode “assustar”. Mas, ao analisá-la melhor, perceberá que com um pouco de esforço e dedicação conseguirá aprendê-la. Não existe uma poção mágica que traga o domínio do  idioma de um dia para o outro, porém existem alguns métodos, aplicáveis no cotidiano do desenvolvedor, que facilitarão o aprendizado.


Como eu disse anteriormente, na programação são utilizados inúmeros comandos em inglês. Por isso, você provavelmente já está em contato com o idioma mesmo sem se dar conta. Esse primeiro contato te ajudará no aprendizado de algumas palavras, principalmente a nível técnico, o que é muito importante em nossa área.


Nesse momento surgirão dúvidas que poderão te deixar inseguro, e para conseguir resolver esse pequeno problema, a resposta é bem simples: insista, persista e tenha em mente que desistir não é uma opção. Dessa forma chegamos ao nosso próximo tópico.

2. E agora, como faço para evoluir?

O primeiro passo já foi dado, agora é a hora de você evoluir e começar a ter contato com outros desenvolvedores. Você pode procurar por fóruns ou grupos de desenvolvimento que utilizam a língua inglesa para se comunicar. Essa é uma ótima oportunidade para aprender várias outras palavras técnicas e assim aumentar cada vez mais o seu vocabulário.


O contato mais intenso com o inglês através dos fóruns e grupos, será importante para que você aprenda a aplicabilidade dos termos técnicos em situações reais, fora do seu escopo de estudo e/ou projeto.


Utilize uma ferramenta de tradução, não há mal nenhum nisso. Porém é importante ressaltar que você deverá observar muito bem o que foi traduzido, para que aprenda o significado das palavras e também para confirmação de que a tradução esteja correta. Uma dica de ouro: anote o significado das palavras traduzidas!

3. Todo desenvolvedor deve obrigatoriamente saber inglês?


A resposta dependerá da experiência de cada profissional, o que apresentarei aqui é decorrente da minha vivência. Com isso espero contribuir com você na elaboração da sua resposta a respeito dessa temática.


Para mim, é essencial que um desenvolvedor saiba a língua inglesa, mas em relação à obrigatoriedade, acredito que “depende”. Calma! Já explico.


“Depende”, pois essa questão vai de encontro com a sua ambição profissional ou, em outras palavras, onde você quer chegar como desenvolvedor.


Ao se inserir nos fóruns em inglês perceberá um “novo mundo”, tendo mais facilidade em encontrar respostas sobre bugs que estejam atrapalhando o desenvolvimento de um projeto, por exemplo. Outra vantagem é que, trocando experiências com desenvolvedores de todo o mundo por meio do inglês, você aprenderá mais sobre a tecnologia que está estudando.


Dessa forma, podemos iniciar o aprendizado da língua inglesa, mesclando o nosso conhecimento em desenvolvimento (independente do seu nível) com os padrões impostos pela linguagem de programação ou estruturação do projeto. Por consequência, faremos com que nosso dia a dia seja rico em conhecimento de todo tipo. Ou seja, além de aprendermos mais sobre determinada linguagem de programação também aprenderemos um novo idioma.

Lembre-se sempre de insistir, persistir e jamais desistir. Repita diariamente esses passos de imersão no novo idioma, ao mesmo tempo em que trabalha suas habilidades de  desenvolvimento de softwares. Multiplicando seu conhecimento com atividades cotidianas, você  será capaz de alcançar novos níveis profissionais.

Quer saber mais sobre oportunidades para desenvolvedores na Voalle? Clique aqui.

Acompanhe nossas redes sociais

Empresas

CARREIRAS

Rua Francisco Crosseti, 369 – Bairro Nossa Senhora de Lourdes | Santa Maria/RS 

(55)3220-1350