Conheça a visão e perspectiva de Gilnei Engelmann, CEO & Founder do Grupo Voalle, para alcançar o sucesso em negócios disruptivos.

Visão para o sucesso em negócios disruptivos

Quem é Gilnei Engelmann?

Primeiramente, antes de falarmos sobre a visão de Gilnei para o sucesso em negócios disruptivos, é preciso falar sobre ele. Acima de tudo, Gilnei é pai do Lorenzo e da Aurora, e esposo da Franciele. A família é seu porto seguro e o motivo pelo qual ele sai de casa todas as manhãs.

Gilnei enxerga no próprio trabalho a oportunidade dos filhos aprenderem que podem transformar o meio onde vivem. Portanto, deseja que eles entendam que é necessário criar oportunidades e construir o futuro com seu próprio esforço.

O CEO & Founder do Grupo Voalle nasceu em Santa Rosa – RS, e viveu dos 5 aos 17 anos em Crissiumal – RS. Logo aos 13 anos iniciou no Banco do Brasil, como Menor Auxiliar de Serviços Gerais, na época chamados de “os azuizinhos do BB”. Desde essa idade ele já tinha contato com tecnologia, quando adquiriu seu primeiro computador, um MSX da Gradiente.

Gilnei Engelmann: visão para o sucesso em negócios disruptivos.

Sonhos e carreira de sucesso em negócios

Em seguida, aos 17 anos, mudou-se para a capital gaúcha, Porto Alegre. Simultaneamente, foi em busca de trabalho e de formação. Então, sua carreira começou em uma concessionária Volkswagen, no setor de contabilidade. Seis meses depois já estava no CPD, como operador de computador, cargo com o qual se identificava mais.

Posteriormente, iniciou o curso de Análise de Sistemas na Unisinos, em 1991. Pouco depois, em 1993, iniciou na Sercon Engenharia de Sistemas de SP, primeira softhouse do currículo. Como resultado, em 2008 somava experiências diversas em empresas de software, trabalhando no desenvolvimento de Soluções de Gestão e Automação Comercial.

Aos 34 anos, Gilnei tomou a decisão de apostar no sucesso em negócios disruptivos. Então iniciou a ação de colocar esforços na estruturação de uma empresa de desenvolvimento. Desde então, o foco já estava em construir algo inovador para um mercado específico, o de prestadores de serviço de base tecnológica.

Finalmente, iniciou o desenvolvimento SYNStrategy, SYNProject e SYNService, aplicações da então SYNTESIS Ecossistema Digital. Podemos adiantar que, no final de 2019, essa empresa tornou-se a Voalle Participações, holding do Grupo Voalle.

Inovação em gestão

De setembro de 2008 a junho 2010, Gilnei construiu uma rede de relacionamento e parceria para o sucesso em negócios. Esses contatos incluíam consultorias e empresas de tecnologia no RS, então usuárias ou interessadas nos produtos da empresa.

De junho a outubro de 2010, dedicou-se à escrita de um projeto. Seu título era “Gestão estratégica integrada para alavancagem empresarial baseada em Computação Ubíqua”. Ele foi submetido ao Inova PE RS/2010, fomentado pelo SEBRAE/RS naquela ocasião.

Em janeiro de 2011, iniciou o desenvolvimento do produto SynSuíte, fruto do projeto submetido. Então idealizava-se o desenvolvimento de uma suíte de softwares para gestão de empresas de base tecnológica. A proposta era a de desenvolver os módulos Planejamento Estratégico, Projetos, Inovação, CRM, Faturamento, Financeiro e Service Desk.

O produto em si trazia consigo inovação, para promover o sucesso em negócios de prestadoras de serviço de base tecnológica. Sobretudo, tinha como objetivo atender desde a gestão até a operação de uma micro e pequena empresa da área, com tecnologia WEB.

Ou seja, poderia ser acessado de qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Desta forma, atendia o conceito de Computação Ubíqua (integração entre pessoas e tecnologia, facilitando rotina e trazendo comodidade e inteligência).

No final do ano de 2014, Gilnei decidiu focar no sucesso em negócios do mercado de provedores locais de Internet (ISPs). O segmento era atendido por players que tinham um viés muito técnico, o que oferecia uma oportunidade para o SynSuíte, cujo foco estava na Gestão do Negócio.

Mudanças no setor de ISP

Nos três anos seguintes, houve rápido crescimento e evolução do produto SynSuíte, ampliando funcionalidades e buscando mais aderência aos processos de negócio dos ISPs.

Contudo, entre 2017 e 2018 o mercado de provedores iniciou seu processo de consolidação através de aquisições e fusões. Nesta época, alguns clientes crescem vertiginosamente, exigindo mudanças estruturais e de arquitetura. E essas mudanças precisavam acontecer de forma rápida, para que o software tivesse capacidade de atender ao grande volume transacional gerado pelo aumento de clientes na base destes ISPs.

Este foi um momento de grande desafio, pois a empresa precisou repensar a arquitetura do produto para ter sucesso em negócios. Diante deste cenário, em julho de 2018, ocorreu uma migração de tecnologia, tanto de aplicação quanto de banco de dados.

Foi quando Gilnei iniciou sua trajetória de migração de carreira, distanciando-se das áreas técnicas e dedicando-se mais ao negócio. Consequentemente, isso abriu espaço para novas oportunidades, visto que a empresa iniciava um novo ciclo de expansão.

Como o Grupo Voalle surgiu?

No final de 2019 a Syntesis Desenvolvimento de Software foi transformada em 3 empresas, e assim surgiu o Grupo Voalle. O objetivo inicial era o de focar cada negócio em uma área de conhecimento e, futuramente, pensar em novos negócios.

Nasce então a Voalle Technology, desenvolvedora do ERPVoalle (antes chamado de SynSuíte). Surgiram também a Syntesis IT Services, especialista em infraestrutura e rede; e a Finee Financial Tech, integradora de soluções com o mercado financeiro (TechFin).

Hoje o Grupo Voalle encontra-se em uma fase onde gera novos negócios, a partir incentivo interno ao empreendedorismo. A empresa já possui infraestrutura adequada para avançar como uma incubadora e aceleradora. Portanto, temos o objetivo de potencializar novas ideias e negócios internos, criando um ambiente mais propício à colaboração dos talentos em potencial.

“Temos como exemplo a Granner, startup que nasceu para resolver problemas de ordem fiscal e contábil. Ela complementa nosso arcabouço de soluções integrando-se de forma nativa ao produto principal, o ERPVoalle” – conta Gilnei.

Tecnologia e impacto social

Gilnei defende que a tecnologia, por ter uma amplitude enorme de uso, pode ser agente de transformação em nossa sociedade. Além de necessária é inclusiva, pois pode ser aprendida por qualquer pessoa.

“Por ser algo que pode ser ensinado e treinado, a tecnologia encontra na educação um agente potencializador. Ou seja, basta estudar e buscar espaço no mercado. Falo isso, pois me considero um ‘filho da tecnologia’. Por vir de família humilde, precisei estudar e dedicar-me com afinco em desenvolver-me tecnicamente” – defende Gilnei.

O papel do Grupo Voalle no desenvolvimento de Santa Maria

A decisão de estabelecer a sede do Grupo Voalle em Santa Maria-RS ocorreu, em um primeiro momento, por questões pessoais e familiares do CEO & Founder. Porém, ele entende que existe na região central do Rio Grande do Sul um cenário propício para o desenvolvimento humano e por consequência, de negócios.

São mais de 50 cidades, e Santa Maria é referência em ensino e cultura. Portanto, temos as condições necessárias para gerar um ambiente de inclusão que potencialize o desenvolvimento de negócios de base tecnológica.

Em busca de crescimento, reconhecimento e sucesso em negócios

Em 2024, o Grupo Voalle está implementando uma série de melhorias que permitirão explorar melhor as capacidades de cada setor, e, principalmente, o potencial do mercado em que suas empresas estão inseridas.

“Precisamos ser percebidos como ‘referência’ no segmento onde atuamos, por entregarmos softwares de qualidade e com capacidade de escala, visto que nossos clientes estão crescendo muito rapidamente” – diz Gilnei.

Porém, tão importante quando desenvolver é entregar e manter os produtos desenvolvidos. Para isso, estamos implementando e Certificando no MPS.Br Software e Serviços. O programa exige mudanças em nosso modelo de gestão, orientando os processos da empresa como um todo.

É um momento importante para a organização de processos e reestruturação das áreas de Desenvolvimento e Serviços (Implantação e Atendimento).

“Nos tornarmos mais ágeis e eficientes no atendimento das demandas é a razão para estes investimentos, que tem como objetivo final tornar nossos clientes mais competitivos e com maiores resultados”, afirma Gilnei.

Novos rumos para o sucesso em negócios disruptivos

Gilnei acredita que ser ágil e flexível é a base para uma empresa de tecnologia se manter no mercado e seguir crescendo. O grande desafio está em crescer de forma estruturada, organizada, e realmente sustentável.

Para isso, o Grupo Voalle está seguindo à risca o PE 24/25, onde estabeleceu o objetivo de ser a maior referência em soluções tecnológicas para o mercado de ISPs. O objetivo é atingir um Market Share de 26% até 2025, promovendo eficiência contínua na jornada destas empresas e gerando impacto positivo em toda cadeia de valor.

Acompanhe as redes sociais do CEO e saiba mais

Comments are closed.