Blog - Trust Quod outubro

Evolução da análise de crédito: do foco em negativação à análise do potencial de pagamento do cliente

Birôs de crédito são famosos por fazerem análises para representar o potencial de pagamento dos clientes. Mas um novo fator começa a ganhar espaço e deixar de lado o antigo foco na negativação: o fator positivo dessa análise.

A negativação e seus problemas

A maioria dos birôs têm foco na negativação, o que significa que mesmo dívidas de muitos anos atrás podem ter grande impacto na análise de hoje. Isso causa uma distorção na leitura, já que a inadimplência pontual de tempos atrás já não corresponde mais ao comportamento atual do cliente e isso precisa ser levado em consideração.

Quando o foco está na negativação vemos clientes sendo punidos por inadimplências passadas, mesmo após terem mudado o perfil de consumo, se tornando bons pagadores. Foi então que surgiu a evolução do modelo de negativação: o cadastro positivo.

A evolução

A QUOD, com sua integração à ferramenta TRUST, representa essa nova era na análise de crédito. Utilizando dados do Cadastro Positivo ela leva em consideração um histórico mais completo e o real potencial de pagamento dos clientes. Isso significa que mesmo aqueles que no passado tiveram alguma situação de inadimplência podem agora ser considerados bons pagadores. Essa leitura vai depender de inúmeros fatores, entre eles: a rapidez com que a situação foi regularizada, o histórico atual de pagamentos, o risco de crédito mais preciso e justo daquele cliente.

O cadastro positivo, então, leva em conta questões mais atuais e por isso vem se mostrando uma importante evolução da análise de crédito. Ferramentas como a QUOD, fazem isso utilizando uma robusta base de dados alimentada pelos maiores bancos do país.

O futuro da análise de crédito

Análises mais precisas, justas e inclusivas, capazes de refletir melhor a realidade financeira dos consumidores e promover a inclusão financeira. Essas são as características dos birôs de crédito focados no cadastro positivo, como é o caso da QUOD.

Por que no Grupo Voalle?

Ao integrar a datatech QUOD com a solução TRUST, o Grupo Voalle oferece aos seus clientes uma solução poderosa e moderna para análise de crédito. Através da parceria com uma das principais datatechs do Brasil, o Grupo Voalle possibilita que ISPs e empresas tecnológicas realizem análises mais completas, seguras e atualizadas. Com a adoção do TRUST, as empresas ganham uma visão aprofundada do histórico financeiro de seus clientes, evitando perder boas oportunidades devido a análises antiquadas e imprecisas.

Esse avanço faz parte do Movimento Evolluttion, promovido pelo Grupo Voalle, que busca acelerar a inovação tecnológica em todos os níveis, promovendo o uso de ferramentas modernas que entregam mais valor aos negócios. O Movimento Evolluttion reforça o compromisso do grupo em trazer soluções disruptivas, elevando o padrão de análise de crédito no mercado e ajudando empresas a tomarem decisões com mais segurança e eficiência.

Solicite uma demonstração e veja como essa integração pode transformar suas operações, impulsionando seus resultados e colocando sua empresa na vanguarda do mercado.

Comments are closed.