Foi assinado no dia 05 de dezembro de 2022, pelo prefeito Jorge Pozzobom, o SandBox Regulatório, proposta que cria um cenário favorável para o desenvolvimento e apoio da inovação e tecnologia na cidade de Santa Maria – RS.
O conceito de SandBox surgiu no Reino Unido no ano de 2015, inicialmente aplicado à área de tecnologia e desenvolvimento de software, e significa literalmente “caixa de areia” por remeter a um espaço controlado e monitorado, destinado a testes de soluções disruptivas.
O CEO do Grupo Voalle, Gilnei Engelmann, como diretor regional do SEPRORGS, apoiou o andamento desse projeto ao longo dos últimos oito meses. O planejamento foi comandado e aprovado junto à câmara de vereadores pelo vereador Givago Ribeiro, e essa ação traz mudanças significativas e positivas para o município.
De acordo com o Projeto de Lei nº 9410/2022:
“As pessoas jurídicas selecionadas para participarem do ambiente regulatório experimental receberão do Poder Executivo Municipal autorizações temporárias para testar modelos de negócio inovadores no âmbito do Município de Santa Maria.”
O trabalho de implementação do SandBox já vem sendo feito em vários municípios do estado e do país. Esta é uma pauta fundamental para desburocratizar o setor de tecnologia e criar um ambiente seguro que facilite às empresas inovadoras operarem em um ambiente de testes seguro para atualizar e adequar suas soluções, contando com cenários e clientes reais mas sem a necessidade de se submeterem aos processos burocráticos tradicionalmente requisitados pelos órgãos reguladores antes de lançarem seus produtos de fato ao mercado.
Tendo em vista que novos modelos de negócio surgem todos os dias, a aprovação do SandBox Regulatório no Rio Grande do Sul possibilita incentivo, oportunidades e crescimento para pesquisadores, empreendedores e empresas do estado, e, consequentemente, o impulsionamento do desenvolvimento da economia local de forma sustentável, com base em medidas legais e administrativas.