Blog - Mercado telecom 2025

Mercado de Telecom: o que esperar de 2025

O setor de Telecom passou por diversas fases nos últimos anos. Fusões e aquisições, chegada da 5G, concorrência da internet por satélite, fibra óptica e segurança de rede foram alguns dos acontecimentos mais recentes que movimentaram este mercado e provocaram mudanças importantes. Mas e agora? Qual é a perspectiva que temos para 2025?

Para começar essa conversa temos que dar uma olhada para as últimas novidades que estão movimentando o setor de tecnologia no geral e de cara podemos prever: impacto da IA no setor e mudanças no modo de consumo.

Automação e IA

O uso da inteligência artificial tanto na operação quanto na entrega dos serviços passa a ser cada vez mais demandado. O famoso “now with AI” (tradução: agora com IA) que se espalha com grande capilaridade em diversos setores, chega também na área das telecomunicações. Os consumidores esperam ter sua experiência de compra e interação com as marcas cada vez mais pautadas por IAs, principalmente de machine learning, que aprendem com o uso e tornam a interação cada vez mais personalizada.

Oferecer serviços que contemplem essa demanda será essencial em 2025, mas não só isso. É necessário aprimorar também as operações internas dos provedores, usando a IA também no dia a dia do trabalho, otimizando o tempo e impulsionando parcerias.

Parcerias estratégicas

Outro ponto importante é não achar que vamos conseguir dar conta de todas as novidades sozinhos, até porque as novidades são muitas e surgem a todo tempo. Por isso mesmo, o poder das parcerias está cada vez mais evidente. Diferentes empresas, especialistas em suas áreas de atuação e com mercados comuns de prospecção, podem se beneficiar muito estabelecendo laços tanto para galgar novos clientes, quanto para melhorar a experiência dos clientes atuais.

Parceiros estratégicos, capazes de se apoiarem mutuamente, geram uma grande força de negociação para pequenas e médias empresas.

Redes neutras

Talvez o tipo de parceria mais importante para ISPs seja a rede neutra. A possibilidade de compartilhar a mesma infraestrutura dá aos provedores vantagens financeiras e operacionais determinantes para que consigam fôlego de investimento em outras áreas.

Padronização da 6G

Já tem quem fale sobre rede 6G. Embora ainda seja um assunto embrionário, podemos destacar a importância de adaptar a operação dos provedores para a rede 5G. Isso possibilita não somente a entrega da melhor rede possível, até o momento, mas também a preparação para facilitar uma futura transição para a tecnologia 6G.

Há a previsão de que em 2025 a União Internacional de Telecomunicações (UIT) estabeleça a padronização da tecnologia 6G, para que seja implantada até o ano de 2030. Então, o melhor caminho é se manter atualizado para não ficar para trás.

Que tal contar com a Voalle?

Se sua intenção é crescer e adquirir mais solidez no mercado em 2025 precisa ter os parceiros certos ao seu lado. Temos soluções diversas focadas no mercado de Telecom que podem ajudar seu provedor a deslanchar no próximo ano.

Fale com um de nossos consultores e conheça mais sobre nossas soluções.

Comments are closed.