entrevista_gilnei

Carlos Costabeber entrevista Gilnei Engelmann, CEO & Founder do Grupo Voalle, no programa Pense Grande

O CEO & Founder do Grupo Voalle, Gilnei Engelmann, concedeu uma entrevista a Carlinhos Costabeber no terceiro episódio do programa da TV Diário, produzido pelo Grupo Diário, chamado “Pense Grande”. O programa foi criado para dar espaço a pessoas que buscam incentivar o crescimento da cultura da inovação na cidade de Santa Maria e a retenção de talentos na região.

Segundo o entrevistador, o desenvolvimento de Santa Maria na atualidade passa, necessariamente, pela tecnologia. Carlinhos destaca que Gilnei é um empresário visionário e criativo, e também um multiplicador de conhecimento, que pensa na formação de talentos e na boa cultura organizacional como fundamentais para o posterior desenvolvimento de produtos e a solução de problemas.

Durante o decorrer do programa, fica claro que o valor do trabalho e da partilha é o que movimenta a vida de Gilnei. Ele conta um pouco da sua trajetória, incluindo como começou a se interessar pelo universo da tecnologia aos 13 anos, o que influenciou na escolha de sua área de estudos. Também menciona suas primeiras experiências profissionais e conta como tomou a decisão, ao lado da esposa Franciele, de estruturar um negócio partindo do zero em Santa Maria.

Eu não era um empresário, eu era uma pessoa técnica com vontade de fazer alguma coisa e sem muita opção de onde trabalhar aqui. Pela minha formação e por todas as minhas experiências passadas, não via empresas em Santa Maria onde eu pudesse realmente contribuir (…) e o que eu sempre gostei de fazer foi desenvolver softwares.” – conta ele a Carlinhos.

Olhando atentamente para os problemas enfrentados no dia a dia, Gilnei viu uma oportunidade: a de desenvolver um sistema completo para gestão de empresas de tecnologia. Em um mundo muito regionalizado, e ainda pouco conectado, ele conta que foi um desafio ter a mentalidade de pensar grande no início dos anos 2010. Foi necessário confiar no sonho mas com os pés no chão, e estar constantemente disposto a se reinventar e reposicionar, tanto em nível de mercado quanto como ser humano.

Gilnei conta que a transformação digital que ocorreu durante a pandemia de COVID19 impulsionou a empresa a crescer ainda mais e se tornar o que é hoje o Grupo Voalle. “Me arrisco a dizer que somos, de fato, a única empresa que eu conheço que tem um ecossistema próprio que atende todo o cliente do início ao fim”. Mas ele ressalta que, para uma empresa crescer de modo consistente e responsável existem fatores que vão além de um momento histórico-cultural propício: é importante a empresa ter uma cultura, um direcionamento e um propósito.

De acordo com Gilnei, hoje uma empresa não pode entregar apenas um produto de software, ela precisa entregar soluções. Tudo precisa estar em sincronia para que se possa entregar produtos e serviços de alta qualidade. “Nós viemos construindo o Grupo Voalle para que a gente possa ter empresas autônomas, que trabalhem de forma sinérgica e colaborem uma com a outra para a entrega de uma solução, para que o cliente tenha foco no negócio dele”.

O CEO adianta que virão muitas novidades e parcerias ainda neste ano. O Grupo Voalle pensa grande e estrategicamente, incluindo a possibilidade de levar o produto para o mercado internacional. Gilnei também costuma provocar os colaboradores a trazerem ideias, para que possam desenvolver novos produtos e novos negócios dentro do grupo.

O mundo está carente de relações e aproximações. O Grupo Voalle, para mim, é um campo de oportunidades. Não só pelas questões técnicas e tecnológicas que temos para desenvolver, mas também pelos relacionamentos que viemos construindo. Para mim isso é fantástico!” – finaliza ele, com muita positividade em relação ao trabalho feito até agora, e vislumbrando um futuro promissor para o setor e para as pessoas.

Assista a entrevista completa no link:
https://youtu.be/aqpZFn2eyY8

Comments are closed.