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Trust: Estratégias inteligentes para mitigar riscos financeiros

A análise de crédito desempenha um papel crucial na avaliação das informações financeiras tanto de indivíduos como de empresas. O termo “consulta de crédito” pode subestimar sua abrangência. No entanto, essa consulta coleta os detalhes financeiros de um cliente e os apresenta à empresa consultora. Uma pontuação mais alta sugere um pagamento pontual mais provável, enquanto uma mais baixa indica o contrário.

Conversamos com Gregory Zeppenfeld, um especialista no assunto, para explorar a importância da análise de crédito e de certas práticas para selecionar os melhores clientes. Afinal, a busca pela confiança no enfrentamento desses (e tantos outros) desafios econômicos é constante para empresários de todos os setores. 

Primeiramente devemos entender é que uma análise de crédito inteligente vai além de tudo isso. Ela explora o risco associado a uma transação e auxilia na tomada de decisões informadas sobre a relação com o cliente. A junção das informações da consulta e da análise proporciona uma visão abrangente do risco de inadimplência, contribuindo assim para minimizar possíveis perdas financeiras.

Desafios no setor de provedores de internet

Setores como o de provedores de internet muitas vezes enfrentam altos índices de inadimplência. Em um ambiente onde os clientes frequentemente trocam de provedor, a análise de crédito incorporada ao processo de vendas se torna inestimável. Isso permite uma rápida checagem dos históricos de inadimplência ou débitos com outros provedores, aprimorando a tomada de decisões em relação aos clientes.

Uma das ferramentas mais valiosas para auxiliar nessa seleção é o sistema de pontuação de crédito, também conhecido como “score”. Este sistema avalia a capacidade de um cliente honrar seus compromissos financeiros, proporcionando insights valiosos para decisões informadas. 

Entre as dicas mais importantes para não cair em armadilhas, estão: com base em sua análise de riscos e histórico financeiro, estabeleça limites claros para os intervalos de pontuação que você considera aceitáveis. Por exemplo, você pode optar por atender apenas clientes com pontuações acima de um certo limite para minimizar o risco de inadimplência.

Além disso, leve em consideração a localização geográfica de seus clientes. Esses fatores podem influenciar a média de pontuação de crédito esperada. Por exemplo, em algumas regiões, a pontuação média pode ser mais baixa devido a fatores econômicos.

Clientes empresariais (B2B) e consumidores (B2C) têm diferentes perfis de risco. Em geral, o score de crédito para negócios B2B tende a ser mais alto, uma vez que as transações são frequentemente de maior valor. Considere ajustar seus critérios de aceitação com base no tipo de cliente que você atende.

Resumindo, na prática, selecionar clientes para um provedor com base em score de crédito é uma abordagem inteligente para mitigar riscos financeiros. Lembre-se de que o objetivo é encontrar um equilíbrio entre maximizar a receita e minimizar o risco de inadimplência. Ao implementar essas estratégias, você estará posicionando seu provedor para um crescimento sustentável e uma saúde financeira sólida.

O processo de aprovação através de uma ferramenta tecnológica

O uso da tecnologia para isso é essencial. Há sistemas que são intuitivos. Vendedores podem usá-lo sem etapas extras. As regras de negócio definidas pelo usuário-chave determinam a aprovação de uma venda. A resposta é comunicada automaticamente ao vendedor, que pode solicitar aprovação em situações específicas.

Uma das vantagens notáveis dessas ferramentas é sua integração fluida com outras soluções. Essa integração melhora a eficiência e oferece um contexto mais amplo para tomadas de decisões.

Isso sem falar na implementação, que é extremamente eficaz. A designação de um usuário-chave, com conhecimento das regras de negócio, é o primeiro passo. A partir daí, a configuração é realizada em questão de horas. O treinamento subsequente é ajustado para atender às necessidades de cada empresa.

Em um cenário de negócios incerto, a análise de crédito emerge como uma ferramenta crucial. Ela fornece informações valiosas para embasar decisões. A capacidade de personalização de critérios e a integração com soluções existentes constituem uma estratégia sólida para reduzir riscos e incentivar o crescimento.

No mercado atual, a TRUST é uma ferramenta de análise de crédito confiável, que centraliza a informação no ERPVoalle, do Grupo Voalle. Quer saber mais sobre como ela funciona? Clique aqui e acesse ou fale diretamente no whatsapp.

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