Blog - Como escolher bom erp

Como escolher um bom ERP para sua empresa?

Por que a escolha de um bom ERP é importante?

É inegável a importância de um ERP – Enterprise Resource Planning – para o bom funcionamento de qualquer empresa. O principal benefício desse sistema de gestão é a unificação de todas as funções e departamentos da empresa em um único ambiente digital.

Mas como escolher a melhor opção entre as disponíveis no mercado para contemplar todas as necessidades da sua empresa? Continue lendo este artigo para descobrir.

Os benefícios de utilizar um bom ERP

Um dos maiores trunfos do ERP é que, ao concentrar todas as informações em um único sistema, o atendimento torna-se mais ágil e personalizado. Isso contribui para a satisfação do cliente final e sua fidelização, dois pontos cruciais para o sucesso de qualquer negócio.

Além disso, o software automatiza tarefas repetitivas e manuais, o que economiza tempo e minimiza erros de execução. A automação de processos e a simplificação de fluxos de trabalho também trazem resultados positivos para o negócio, promovendo eficiência e produtividade. Alguns ERPs, inclusive, contam com recursos que auxiliam as empresas a cumprir regulamentos e normas específicas do setor.

Esses sistemas também são escaláveis, o que significa que é possível expandir suas funcionalidades conforme o crescimento da empresa e o surgimento de novas necessidades e processos.

Um bom ERP oferece visão sistêmica

Um ERP confiável proporciona uma visão completa e em tempo real de todos os aspectos do negócio. Esse recurso é fundamental para os gestores, que precisam tomar decisões estratégicas com agilidade e assertividade. Portanto, é imprescindível que sua empresa opte pela utilização dessa ferramenta.

No entanto, embora esse seja um sistema essencial para o sucesso de qualquer negócio, podem surgir dúvidas na hora de decidir qual é a melhor opção entre as disponíveis no mercado.

Como escolher um bom ERP?

Alguns passos são essenciais na hora de selecionar seu ERP. É necessário, por exemplo, ter um bom conhecimento do seu negócio para compreender quais são suas necessidades individuais e mais urgentes.

  1. Para começar, faça uma lista de todos os sistemas ERP disponíveis;
  2. Analise a reputação dos fornecedores no mercado e investigue a qualidade do suporte técnico oferecido por eles;
  3. Agora, recomendamos que você avalie os recursos e funcionalidades técnicas de cada um, para verificar qual se encaixa melhor nas necessidades da sua empresa. É fundamental avaliar a personalização e a usabilidade do sistema;
  4. Por fim, faça uma análise de custo-benefício das opções que você considerou as mais adequadas.

Alguns critérios para escolher um bom ERP

  1. Cases de sucesso: experiência comprovada
    Isso indica que o fornecedor já possui experiência em atender empresas semelhantes, no seu setor ou ramo de negócios.
  2. Bom plano de implantação
    Garantir que a implementação seja rápida e eficiente é imprescindível. Dessa forma, as interrupções nos processos de negócios serão mínimas, evitando atrasos nas entregas.
  3. Usabilidade e treinamento eficientes
    Certifique-se de que a empresa desenvolvedora oferece treinamento de qualidade para sua equipe. Isso ajuda a reduzir a curva de aprendizado e a maximizar o uso eficaz do sistema.
  4. Segurança
    O sistema conterá informações sensíveis da empresa, portanto, assegure-se de que ele seja resistente a ameaças.
  5. Custo
    Além do preço inicial do ERP, leve em consideração os custos contínuos, como manutenção, suporte e atualizações. Compare esses custos com os benefícios que a solução trará.

ERPVoalle: um sistema completo

Você já conhece o ERPVoalle? Este é o sistema especializado em gestão para provedores de internet desenvolvido pelo Grupo Voalle, empresa que atua há mais de 15 anos no mercado de soluções para ISPs.

O sofware oferece uma abordagem abrangente para simplificar e automatizar as operações de ISPs que buscam segurança, eficiência e personalização. Conheça tudo o que ele oferece:

  • Otimização de processos, reduzindo seu custo operacional;
  • Soluções complementares e nativamente integradas;
  • Proteção de dados sensíveis e informações críticas da empresa;
  • Transparência em todos os processos;
  • Qualidade nos processos de implantação e suporte ao cliente;
  • Plataforma educacional própria, para o melhor uso possível do sistema.

Isso sem contar que o sistema é escalável, ou seja, ele pode se adaptar ao crescimento da sua empresa, acompanhando a demanda. Os pacotes Smart, Standart e Premium oferecem flexibilidade para atender às necessidades exclusivas do seu negócio.

Conheça nosso site para explorar cada opção e encontrar a solução mais compatível com suas operações.

Mais artigos sobre ERP:

Tags: No tags

Comments are closed.